sexta-feira, 11 de maio de 2012


TREZE DE MAIO DE 2012. SEGUNDO DOMINGO DO MÊS DE MAIO DESTE ANO DE NOSSO SENHOR JESUS  CRISTO .          DIA  DEDICADO  AS MÃES.




      Como se as mães tivessem que ser homenageadas apenas em um dia do ano. Mãe é um estado de alma. Ela não esquece sua vocação nem por um segundo! Todo dia, toda hora, lá está ela sempre a postos para o que der e vier. Temperamento, modo de ser, afinidades, são diferentes em cada Mãe. Porem a forma dela  amar e se doar  a cada filho são idênticas. Ou pelo menos deveria ser. Sabe  como ninguém se seu filho está alegre ou triste mesmo não estando em sua presença. Em caso de extrema pobreza, ela fica sem comer o pão pra dar a seu filho. Mãe é a primeira professora que a criança tem, para observar e por em prática o que vê  através dela.                                                      

                                                                                                  
O que aprendi com minha mãe
Amor incondicional, ser carinhosa, elogiar sempre que o filho  faz uma coisa bem feita, reconhecer sua competência. Ensinar o caminho do bem. Falar a ele sobre seus direitos, não esquecendo   de enunciar os deveres correspondentes. Cobrar se não aprendeu a lição. ”Pé de galinha não mata pinto! ” Umas palmadinhas hoje, se for preciso ,pode impedir feridas incuráveis amanhã. Saber a hora de dizer Sim e a hora de dizer não. Ficar firme mesmo que o filho esperneie. Se a Mãe errar (porque faz parte do ser humano) saber reconhecer seu erro e se desculpar. Ter sempre  dialogo aberto com seu filho. Saber escutar e respeitar o modo de pensar dele, ainda que diferente do seu. Ensina-lo a ter o mesmo respeito que tem por si, para com as outras pessoas, animais, plantas ,o planeta  enfim. Aprendi com minha Mãe a usar chazinhos para ter mais saúde. Que leitinho quente acalma a tosse e acalma “as bixas”, que as benzedeiras tem as mãos abençoadas. que canja de galinha levanta até defunto...enfim, tudo de bom que aprendi com minha Mãe tentei repassar para meus filhos.



 O que aprendi com meus filhos:                                                                                                        
 Minha primeira filha quis ser Contadora. Com ela  estudando, aprendi que a Receita tem que superar os Gastos. Se não economizo, gasto mais que ganho, não posso  adquirir nada na vida a não ser dívidas. Me ensinou a ser generosa.                                                                                                                                           O segundo filho  se tornou Agrônomo. Através dos estudos dele  confirmei meu amor a Mãe Terra. Gostei de saber, apesar de que no dia a dia isto não aconteça,  que o direito  a terra deve ser pra quem trabalha nela pra tirar o sustento pra sua família. O resto é politica e especulação.; Me ensinou a estar atenta, a não aceitar como certo o que pode estar errado.                                                                                                                                                        A terceira filha optou por nutrição. Não conseguiu continuar, ao ver cadáveres em que teria que tocar pra fazer seu estudo. Me  ensinou que nem sempre a vontade vence. Temos limites que devem ser respeitados. E a sabedoria está em reconhecer até onde podemos ir.   Me ensinou  a ter calma e ver também com o espírito .                                                                                                     A quarta filha é Jornalista. Eu já gostava muito das letras  e rimas. Incentivada por ela ao escrever e apresentar o  discurso ,  em nome da turma de formandos de Jornalismo daquele ano em que ela era  formada, me achei o máximo! Já escrevi coluna pra jornal, Virei  Repassadora de Culinária a Base de Soja, no SENAC. até na TV andei aparecendo por “culpa” dela. Como Jornalista ela me ensinou o valor da ética no trabalho. Agora está fazendo Direito. E o tema atual é corrupção. O pior é que no dia a dia acontecem coisas que tem tudo a ver. Já estou me sentido antipática por falar a alguém que o que fazemos as vezes, é muito semelhante ao que a maioria dos políticos fazem  e malhamos o “pau” porque nos atinge diretamente e condenamos. Me  ensinou a persistência.  A superar os desafios.
  Acima de tudo, o que aprendi com meus filhos é que nada é mais importante que a família. e que quando se semeia amor, só se pode colher amor.                                                                         Agora estou estudando com meus netos.                                                                                             Psicologia :minha neta me levou a dar uma palestra em seu trabalho final de Curso, para uma turma de primeiro ano. Assunto: Sexualidade  na Terceira Idade. Foi demais. Veterinária :dois netos a estudar o reino animal. Tô ferrada! Nem posso mais espantar os bichanos de cima das camas com jornal.                                                                                       Computação:  essa é boa! Vou ficar mais crac ainda no assunto. Os outros dois não decidiram ainda. Espero que não pensem em ser alpinistas. A coluna da vovó não vai aguentar.

È também o dia dedicado a N.S. de FÁTIMA




Dalva

Um comentário:

  1. Mirna diz: Como sempre, mãe, seus textos emocionam.Feliz dia das mães, eu te amo e te admiro muito.

    ResponderExcluir